Accurate information door-to-door

Back
28 de Setembro de 2016

Antaq lança o Programa de Rastreamento de Embarcações

O diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq), Adalberto Tokarski, lançou, neste mês de setembro, o Programa de Rastreamento de Embarcações (Prenav). O lançamento aconteceu durante uma palestra ministrada no evento Desburocratização da Navegação Fluvial no Brasil, que aconteceu em Manaus, no último dia 16, organizado pela Federação Nacional Das Empresas De Navegação (Fenavega) e pelo Sindicato das Empresas de Navegação Fluvial no Estado do Amazonas (Sindarma).

Em sua palestra, Tokarski reforçou a necessidade de haver fiscalização das empresas reguladas pela Antaq a partir de um sistema remoto, que permita o acompanhamento dos esquemas operacionais de cada embarcação à distância, com o objetivo de minimizar atrasos e desvios de rotas para o transporte de passageiros e cargas.O objetivo do programa é desenvolver e implantar uma solução sistêmica para o acompanhamento e o controle de embarcações que operam na navegação e também promover o intercâmbio desses dados entre a Antaq e a Marinha do Brasil. Considerando que os atrasos em viagens são problemas frequentes, o Prenav consiste em uma solução que proporcionará o acompanhamento em tempo real - ou com a menor brevidade possível - de todas as embarcações e linhas reguladas pela agência.

As finalidades do Prenav, de forma ampla, são garantir aos usuários o cumprimento do princípio da pontualidade e regularidade por parte dos operadores, minimizar os custos de deslocamento nas fiscalizações in loco e agilizar a atuação nas ocorrências de busca e salvamento por parte da Marinha.

A princípio, o projeto está voltado para as empresas brasileiras de navegação reguladas pela Antaq, principalmente aquelas que realizam o transporte de passageiros ou de passageiros e cargas. O projeto está sendo desenvolvido em cooperação com a Marinha do Brasil e a previsão é que ele seja finalizado em 2017.

Fonte: Tecnologística

Get your quotation faster, easier and safer!

Newsletter - Nuno Ferreira Cargas Internacionais

Newsletter

  • Santos(13) 3213-9600
  • São Paulo(11) 2174-1000
  • Rio de Janeiro(21) 2263-0323
  • Minas Gerais(35) 3864-7203
  • Paraná(41) 3566-1125
  • Guarulhos(11) 3500-1610
  • Campinas(19) 3725-5961
  • Santa Catarina(48) 3223-1554