Accurate information door-to-door

Back
14 de Dezembro de 2016

Grupo Fracht e a contribuição para proteção do clima

O Grupo Fracht é uma empresa Suíça, constituída em 1955, especializada em transportes de cargas gerais e de projetos. É uma das maiores empresas multinacionais na área de logística e transporte internacional. Ainda assim, o grupo reconhece a importância de cuidar do meio ambiente e está sempre atuando de forma a contribuir com isso. Em 2016, realizou um projeto visando diminuir o aquecimento global e a poluição do ar a nível local, em uma fábrica de amido tailandesa, na região nordeste de Bangkok, capturando o metano e gerando energia sustentável, além de benefícios sociais para a comunidade. Os habitantes dos vilarejos ao redor dessa fábrica costumavam sentir um cheiro muito forte vindo das lagoas abertas, que eram usadas para a eliminação dos efluentes de amido. Depois da atuação do Grupo Fracht, a qualidade do ar e da água do local melhorou significativamente, e a fábrica reduziu a utilização de combustível fóssil em 80%. Agora o ciclo de tratamento dos efluentes permite até mesmo a aquicultura na água que é liberada do novo processo, além da irrigação dos campos ao redor, aumentando a renda dos moradores locais. Nenhum resido sólido é gerado, apenas o sedimento, que é dado aos fazendeiros locais para ser utilizado como fertilizante, e estes recebem treinamento para combater os insetos que possam causar danos às plantações.

O metano é um gás de estufa 21 vezes mais forte do que o CO2, e antes da instalação do projeto, esse gás era gerado do conteúdo orgânico dos efluentes que eram constantemente lançados na atmosfera, partindo da combinação da extensão da lagoa com o ambiente e temperatura da água que geravam um ambiente anaeróbico nos lagos. Agora, o metano capturado pode ser usado para produção de energia limpa, sem poluição. O projeto tem um efeito duplo, não deixa que o metano aqueça o clima e ao mesmo tempo evita a queimada de milhares de toneladas de combustível fóssil por ano.

A atuação do Grupo Fracht nesse projeto gerou resultados positivos na parte social e ambiental, como é possível perceber. Expandiu a neutralidade de CO² no transporte das cargas, de 85.5 para 87.2 toneladas, mantendo a certificação de empresa com neutralidade de carbono; reduziu o efeito do gás metano no meio ambiente; possibilitou a utilização de toda água do ciclo de efluentes na fábrica, reduzindo inclusive o consumo de água; gerou empregos para moradores locais com apoio a atividades sociais e educacionais na comunidade, além de um programa de trabalho para estudantes, empregando os graduados na fábrica; ofereceu treinamento aos trabalhadores em tecnologias modernas para melhorar seus conhecimentos e habilidades, sempre acompanhando a saúde dos mesmos com check-up anual, oferecendo acomodações para os que moram distantes e um fundo previdenciário para todos.

A responsabilidade ambiental e social está sempre presente nos processos do Grupo Fracht, que vem adotando sempre novas medidas para auxiliar esses campos e ajudar a construir um mundo cada vez melhor!

Get your quotation faster, easier and safer!

Newsletter - Nuno Ferreira Cargas Internacionais

Newsletter

  • Santos(13) 3213-9600
  • São Paulo(11) 2174-1000
  • Rio de Janeiro(21) 2263-0323
  • Minas Gerais(35) 3864-7203
  • Paraná(41) 3566-1125
  • Guarulhos(11) 3500-1610
  • Campinas(19) 3725-5961
  • Santa Catarina(48) 3223-1554